top of page

As músicas dos Mundias de League of Legends

LoL sempre foi um jogo que eu tive muito apreço desde que comecei a jogar. Um dos principais motivos sem dúvidas era a trilha sonora. A música tema na época que eu comecei a jogar era simplesmente mágica, o solo de um Cello no início da Tales of the Rift sempre foi algo que me dava arrepios enquanto eu jogava nas frias noites de Curitiba.

Mas foi em 2014, quando eu tinha começado a acompanhar o competitivo, que eu tive uma surpresa enquanto olhava meu Facebook. Uma página brasileira de LoL tinha compartilhado o vídeo da música Warriors, da Imagine Dragons. A música... Não tem descrição, ela foi emocionante, todo mundo que jogava na época não conseguia parar de falar sobre. foi sem dúvidas, um marco na história desse Moba. Desde então, a Riot lança anualmente uma música tema para o mundial.


  • Mundial de 2014: Warriors - Imagine Dragons

Clique para ouvir Warriors no Youtube

Após o mundial de 2013, que foi um marco no cenário de e-sports por ter lotado o Staples Center, a expectativa para o mundial de 2014 tornou-se ainda maior. A Riot havia anunciado que a final sera no estádio de Seul, o mesmo que sediou a copa do mundo de 2002 e tinha capacidade para 66 mil torcedores. O cenário só estava crescendo, dava para perceber, desde aqui do Brasil até a Europa, Estados Unidos e a Coréia que o competitivo estava ganhando a forma que conhecemos hoje, torcidas fanáticas pelos seus times, as principais regiões disputando a soberania internacional e as sub-regiões tentando ganhar destaque.


Foi então que a Riot divulgou sem aviso a música Warriors, da Imagine Dragons, como tema do mundial de 2014. Essa banda estava com grandes lançamentos na época, é uma banda muito famosa com grandes sucessos até hoje, e na época, pensar que eles produziram uma música especialmente para o mundial de um jogo, foi algo assustador.


Essa música até hoje é considerada por muitos a melhor dentre todas as dos mundiais. Ela passa toda a emoção que nós da comunidade sentíamos na época. Foi um sinal para nós que o cenário estava crescendo, que nós fazíamos parte daquilo, nós tornávamos tudo aquilo possível. Era motivacional, a Imagine Dragons fez um trabalho impecável com a música, e é guardada com estima por toda a comunidade. A apresentação na final também foi marcante, estádio lotado, tivemos uma apresentação de Tambores no início, que logo se mesclou com a entrada dos times com a música Warriors sendo executada ao vivo. Centenas de milhões de espectadores assistindo aquele momento que se passava do outro lado do mundo na Coreia, foi marcante, e como já dito, mostra o potencial que o cenário de E-Sports tem.


A final desse ano seria disputada pela Samsung Galaxy White e Star Horn Royal Club, que também havia sido vice campeã no ano passado. Ambas equipes não eram consideradas favoritas para o título torneio, entretanto acabaram parando lá. Passando da Samsung Galaxy Blue e da OMG.


Voltando a música, a letra foi tocante. Fala sobre superação, esforço, para encarar de frente todo o problema e não dar de costas, pois afinal, We are the Warriors that built this town, from dust (Nós somos os guerreiros que construíram essa cidade do pó). Ou seja, nós que fizemos tudo aquilo ser possível.


  • Mundial de 2015: - Worlds Collide: The Final

Clique para ouvir Worlds Collide no SoundCloud

O mundial de 2015 teve sua final sediada na arena da Mercedez-Benz, em Berlim. Eu vejo poucas pessoas da comunidade que realmente se lembram dessa música do mundial como uma marcante, muitos classificam ela entre as últimas, mas eu não entendo muito bem o por quê disso. A música é fantástica. Acredito que o fator que mais determinou esse esquecimento foi o fato dela não ter um vídeo clipe dedicado. Apenas a imagem do álbum estática, e sem uma apresentação ao vivo na final. Entretanto, quando eu ouvi essa música na abertura da final entre a SKT T1 e a Koo Tigers, eu senti mais uma vez o mesmo do ano passado.


Era mais um momento marcante para mim no LoL, assistir aquela final em Berlim foi algo mágico. Ainda mais considerando que esse foi o ano em que a Pain participou do mundial, e como posso dizer, fez história, tendo caído no mesmo grupo da Koo Tigers, e ainda conseguiram uma vitória sobre a Flash Wolves e a CLG, dois times muito fortes, foi azar dos nosso ter caído em um grupo tão disputado. Mesmo não se classificando pros Play-offs, aquele ano para toda a comunidade brasileira de LoL, foi um ano que não saiu das nossas memórias até hoje. Acredito que esse seja um dos motivos pelo qual tenho um carinho tão grande por essa música, foi o ano em que mais acompanhei o cenário competitivo de League of Legends, e eu fui recompensando por isso.


A música tem uma batida empolgante, como uma orquestração pra lá de épica, uma mesclagem muito interessante entre o eletrônico e a orquestra, além da cantora. A letra, mais uma vez, traz a ideia de batalha, mas dessa vez, com um toque diferente. Não falando sobre o que pensávamos no passado, mas fala sobre a batalha que esta porvir. Fala de um cenário de caos, onde mundos colidem, e que apenas um poderá levar tudo. Quem será capaz de derrubar os gigantes? Nós somos os que incendiarão os céus, que irão desafiar o mundo. Ou seja, é uma letra muito boa para uma final de um mundial. Uma pequena coisa que achei engraçada, a SKT, que já havia sido campeã em 2013, estava nessa final, e sempre foram considerados por muitos o melhor time do mundo desde 2013, e eles estarem de volta na final mostra a ideia, será que a Koo Tigers conseguiria derrubar esse time gigante?


  • Mundial de 2016: Ignite - Zedd

Clique para ouvir Ignite no SoundCloud

A final de 2016 voltava ao marco do início de grandes eventos no E-sports. Staples Center, em Los Angeles era mais uma vez palco da final do maior evento de League. Novamente, veríamos a SKT T1, mas desta vez contra a Samsung Galaxy.


A música foi feita pelo Zedd, um DJ que estava em alta na época. A colaboração junto a Riot resultou em uma música que deixou os fãs impressionados principalmente pelo vídeo-clipe. A Riot Games fez questão de botar referências jogadas marcantes que aconteceram nas finais de todos os últimos mundiais no videoclipe. Toda a comunidade que havia visto as gravações das outras finais, ou ao menos tinham uma ideia dos times que estavam envolvidos, sabiam sobre o que aquele vídeo se tratava.


Uma das coisas que sempre achei engraçado era o endeusamento do Faker. O Faker é até hoje o midlaner da SKT T1, e foi considerado por anos o melhor jogador do mundo, tendo um nível de jogo acima da média dos seus competidores. E ele recebe um tratamento nesse vídeo como um guardião da taça do torneio, e eles destacaram uma jogada sua de Ryze na final de 2015. E é engraçado pensar que o mesmo se encontraria novamente na final daquele torneio pela terceira vez, sendo a segunda consecutiva, sem dúvidas ele tem história no cenário.

A música não tem uma letra super complexa quanto as dos outros 2 anos. Refere-se a pressão de estar num palco, todos assistindo pelos seus olhos, é uma questão de vencer ou morrer. A música em si não me agradou muito em comparação as dos últimos dois anos, mas sem dúvidas não deixou a desejar.


A Riot sempre fez um bom trabalho em fazer sua comunidade se sentir inserida dentro do jogo, dentro da comunidade, fazendo com que tenhamos impacto direto sobre as equipes, mostrando apoio pelos times, participando dos fóruns, etc. Nesse vídeo do Ignite, o que achei muito interessante foi o final do vídeo. Um garoto, sentado em sua cadeira esperando na fila para achar uma partida, enquanto assistia pelo celular a final de um campeonato. É sem dúvidas uma empresa que quando nos referimos a música e atendimento, tentam agradar sempre o jogador.


  • Mundial de 2017: Legends Never Die

Clique para ouvir Legends Never Die no SoundCloud

O mundial de 2017 mais uma vez teria a SKT T1, enfrentando a Samsung Galaxy em busca de revanche. Teve a final sediada no estádio Nacional de Pequim, e a Samsung surpreendeu a todos colocando 3 a 0 na melhor de 5 e acabando com a hegemonia da SKT dos últimos 2 anos.


Indo para a música, acredito que Legends Never Die foi a mais emocionante já lançada pela Riot até hoje. A animação bonita com uma textura semelhante a stop motion, a qual um pouco dos campeões Ashe, Garen e Lee Sin treinando e batalhando, a melodia maravilhosa, a voz linda da cantora, a orquestração como sempre impecável, a boa mistura com a parte eletrônica além de uma letra que se encaixava com o momento. Tudo fez com que essa música fosse uma obra prima. A letra falando sobre todo o processo ardoso que eles tiveram que passar para tornarem-se lendas, e que quando se tornam, eles não morrem, pois ficam escritos na eternidade.


Posso dizer que é a minha favorita dessa lista, ela é linda, muito bem escrita, e há adaptações instrumentais ainda mais bonitas no Youtube, como a do canal sleightlymusical. Esse canal tocou essa música em um quarteto de cordas acompanhado de um piano, ficou espetacular. Acredito que seja a melhor melodia composta para os mundiais até hoje, toda a progressão da música passa esse sentimento de sofrimento que as lendas devem passar para alcançar seus objetivos.

Clique para ouvir a versão instrumental

  • Mundial de 2018: RISE

Clique para ouvir Rise no SoundCloud

A final do mundial de 2018 foi sediada no estádio Munhak de Incheon, a qual foi disputada entre a Invictus Gaming e a Fnatic. A Fnatic, primeira campeã mundial contra o gigante emergente chinês. A IG estava fez uma campanha absurda aquela temporada, ganhando da G2 nas semifinais por 3 a 0, e na split de verão e da primavera, conseguiram fazer nas séries 18-1. Ou seja, estavam muito embalados aquele ano. O resultado foi um stomp por parte da IG, que venceu a Fnatic por 3 a 0.


A música Rise foi outra que seu vídeo ganhou um grande destaque. O personagem principal fazia referência ao Jungler da Samsung, e toda a trajetória e as grandes jogadas realizadas pelo mesmo no mundial do ano passado. Nesse vídeo mais uma vez temos o Faker e o seu Ryze, que acabou sendo derrotado na final e a Samsung pode botar seu nome entre os gigantes do LoL, com o seu título do mundial.


A letra faz os cumprimentos a você, sobre a guerra que havia acabado de começar, onde não havia vilões nem heróis. Você almeja por algo e sabe que está em seu sangue, então você vai atrás disso, você deve provar que é digno e se erguer, fazer com que os outros lembrem-se de você. Tem como sempre uma batida eletrônica viciante, uma animação muito bonita, e a melodia faz você ficar com essa música por um tempo na sua cabeça. É considerada por muitos a música mais marcante do mundial, e eu digo que ela é a terceira na minha lista.


  • Mundial de 2019: Phoenix

O mundial desse ano começou há apenas 2 semanas e infelizmente o time brasileiro foi desclassificado na fase de entrada. Há muita expectativa para esse ano, com a SKT T1 mais uma vez no campeonato, a G2 que teve um ótimo desempenho nesse último split, A FunPlus Phoenix, a RNG e a IG da China, um cenário que vem se demonstrando muito forte nos últimos tempos, a Team Liquid e a C9 dos EUA, a Damwon Gaming que fez uma campanha muito boa no split da LCK. O mundial desse ano promete mais uma vez um torneio disputado, e espero que tenhamos finais disputadas como a de 2016.


Indo para o que interessa, a música foi lançada há 2 dias e já havia ficado em primeiro nos destaques do youtube mundial. Ela dá destaque a três pro players, Faker, Caps e Rookie. Não vou comentar muito sobre a música, apenas o que eu sinto dela. As primeiras vezes que eu escutei devo admitir que não curti muito, mas eventualmente acabei caindo no charme. A animação ficou bonita, e enalteceram, além dos pro players, as personagens Irelia, Karma e Lissandra. Recomendo que tirem um tempo para ouvir, pois a música realmente ficou boa.


*Observação: Agora que estou escutando, vi uma matéria engraçada sobre essa música. O site maisesports fez uma matéria falando que um rioter disse que a música perdeu a qualidade do Youtube, então, fui atrás da versão no Soundcloud e... Gente, acho que vou parar de ouvir as músicas do LoL quando lançadas no Youtube e Spotify, a qualidade do áudio no Soundcloud é indescritivelmente maior. O grave principalmente é muito mais potente e a música torna-se muito mais impactante emocionalmente. Recomendo que escutem primeiro no youtube e depois no soundcloud para verem a diferença.

Clique na imagem para ir para a versão no Soundcloud!

Como podemos ver, a Riot tem um mercado musical muito forte, e eles estão investindo nele pois estão vendo o retorno com as músicas, desde a banda Pentakill, o grupo K/DA, as músicas como a do Amumu, a Light & Shadow, até as músicas temas como a do Braum. Fico feliz em ver todo o preparo que temos para os campeonatos, e com o próprio jogo, cada ano tendo uma música nova para o mundial além do próprio tema orquestral do mundial, que esse ano ganhou uma versão muito bonita, que vou deixar o link na imagem abaixo.

Clique na imagem para conferir o tema!

Com tudo isso, finalizo dizendo que as músicas são fantásticas, horas de áudio que te imergem no universo do jogo. Toda música que a Riot vem lançando tem feito sucesso, alcançando dezenas de milhões de visualizações em poucas horas. O que posso garantir é que todo ano, teremos grandes músicas da Riot, ou para campeões, ou para o MSI, o mundial, ou os splits regionais.


Obrigado pela leitura!

Comments


©2019 por Mizunoto - Animes e Jogos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page