top of page

Túmulo dos Vagalumes - A triste história dos irmãos na guerra!

Oi! Bem-vindo a mais um post. E dessa vez meu leitor, venho com algo interessante. A maioria das pessoas que acompanham animações japonesas, conhecem o Studio Ghibli. Famoso por produzir filmes extremamente famosos aqui no exterior, como Vidas ao Vento, Castelo Animado e o tão consagrado, conhecido também por ser a única animação japonesa possuidora de Oscar, A Viagem de Chihiro. E é deste estúdio que trago o, surpreendentemente desconhecido, Túmulo dos Vagalumes - O filme mais triste que já vi deste estúdio. Boa leitura!



Eu ia fazer uma espécie de sinopse para o filme... porém, até a sinopse é impossível de escrever sem dar spoiler. Por isso, direi apenas que este é um dos filmes mais assistidos no Japão, que narra a história de dois irmãos que perdem tudo durante a Segunda Guerra Mundial. Este filme conta o outro lado da Guerra, o lado japonês.

E a partir daqui, começa a sessão spoiler então se você ainda não assistiu, volte depois de desidratar! Ou se não, continue lendo mesmo assim por sua conta em risco.



Enfim, é impossível falar sobre qual parte do filme é triste, pois é ele todo. Por isso separei alguns momentos marcantes, considerados por mim, os melhores piores momentos do filme.


1. Morte da Mãe de Seita.


Logo no início do filme, temos a morte da mãe de Seita. Ela ocorre logo depois de um bombardeio estadunidense, onde sua mãe é ferida e levada para um colégio onde está sendo tratada. Esforços em vão, a mulher acaba falecendo, restando apenas os irmãos para cuidarem de si mesmos nesta cidade devastada. Pois o pai, oficial da marinha, está ausente lutando por seu país.



2. Briga com sua tia.


Com a cidade destruída pelas chamas, os irmãos estão agora sem casa, sendo acolhidos por sua tia. Entretanto, a relação entre Seita e esta mulher vai se tornando estressante, chegando ao ponto em que ela se recusa a cozinhar para o protagonista e Setsuko, sua irmã. Este relacionamento com sua família acaba forçando Seita a sair da casa com seus pertences e sua irmã, com destino a lugar nenhum.



3. Morte de Setsuko.

Por fim, mas não menos importante, a parte mais triste do filme na minha opinião e da maioria. Seita e Setsuko moram em uma espécie de abrigo feito por dentro de um morro que eles encontraram após saírem da casa de sua tia. Entretanto, sua alegria acaba rapidamente pois agora ambos passam fome, além de Setsuko começar a ficar doente por conta da desnutrição.

O desespero de Seita é agonizante. O mesmo começa a furtar comida para alimentar sua irmã e a si mesmo. Entretanto, mesmo com tanto esforço, a morte de sua querida irmã (agora sendo sua única família, já que é revelado a morte do pai em guerra) não pôde ser evitada.


O mais triste dessa cena, não é a morte em si, mas sim todo o desenvolvimento e sofrimento pelo qual Setsuko passou. Como por exemplo, seu desejo por comer balinhas de fruta (um desejo infantil comum) é tão grande, que a menina começa a chupar bolinhas de gude. Ela morre sofrendo... E desta forma, Seita segue sem rumo em direção à uma estação de trem, onde acaba morrendo, retornando o espectador para a cena inicial do filme encerrando-o.



É isto amigo, por hoje é só. Fiquei surpreso ao perceber que o filme não era muito conhecido, pelo menos aqui no ocidente, por ser um dos mais famosos no Japão. Além me fazer chorar igual criança toda vez que assisto HAHAHA. Agradeço por ter lido até aqui... beba frutas, coma água e durma mau como qualquer outro estudante/trabalhador. Tchau!


























~Seiji です!

(Primeira frase do filme...)

Comments


©2019 por Mizunoto - Animes e Jogos. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page