Mob Psycho 100 - Uma história sobre mudanças
- Seiji desu!
- 3 de out. de 2019
- 3 min de leitura
Heya! Bem vindo a mais um post. Dessa vez falarei sobre Mob Psycho 100, um anime que com certeza está presente no meu top 5. Mas antes, devo avisar que existem alguns SPOILERS. Tentarei evitar ao máximo e não terá nenhum muito relevante para a história, mas não significa que não existam, então... boa leitura!

Diria que Mob Psycho 100 é um anime injustiçado. Muitos não assistem por acharem feio e travado. O fato é que o anime preservou os traços originais do mangá original. O criador, One, é conhecido por suas webcomics sendo a mais famosa entre elas One Punch Man. Porém, o anime do careca overpower foi feito em cima do remaster de Yusuke Murata e não da webcomic de One.


Este não foi o caso de Mob, que seguiu os traços originais, dando apenas mais consistência nos desenhos (o rosto distorce muito no mangá) e usou técnicas de desenho e coloração diferentes do que estamos habituados, como por exemplo, em um dos episódios o fantasma é distorcido e pintado com dedos, dando uma aparência muito mais assustadora do que se fossem apenas "desenhar na mão".

Enfim, colocando a injustiça de lado, Mob é um garoto com poderes paranormais que está no colegial. E a história gira em torno do protagonista tentando ter uma vida normal mesmo sendo possuidor deste grande poder.
Neste anime, assim como em One Punch Man, o protagonista é overpower. Tendo uma força superior até mesmo entre os outros paranormais.

A trama em si já é interessante. Porém, o que mais me chama atenção, é a evolução dos personagens. Tanto, os personagens principais quanto os secundários, recebem sua devida atenção do autor e evoluíram junto ao protagonista. Como por exemplo, Teruki Hanazawa.
Este personagem - ATENÇÃO SPOILER - também é um paranormal. Mas que diferente do protagonista, usa seus poderes a seu favor se aproveitando de tudo e todos. Dando uma surra em quem o contraria. Ao encontrar com o protagonista, os dois se desentendem por conta dos usos dos poderes de ambos. Mob não aceitava o aproveitamento dos poderes e ar de superioridade de Teruki. Em contrapartida, Teruki não aceitava que Mob, um "escolhido", não aproveitasse seus poderes. Após muita luta, Teruki é ESMAGADO pelos poderes ascendidos de Mob, aprendendo uma forte lição. - FIM DO SPOILER -
Vemos aí mais uma evolução de personagem. E é disso que estou falando, Teruki faz parte de uma grande gama de personagens que mudam com o decorrer da história. Praticamente todos os personagens são esféricos. E isso dá à história, um tom... humano.
Ninguém nasce com um pensamento e morre com o mesmo. Todos mudam, literalmente todos. E é impossível comparar o Mob do primeiro episódio com o Mob do último episódio. A cada decisão, sua mente muda. Seu jeito de agir na presença dos amigos, sua relação com o irmão, sua relação com Reigen, seus atos para conquistar a garota que gosta. Tudo isso, é algo que não dá para conquistar com os poderes de Mob.

E por isso, Mob Psycho 100 entra na minha lista de favoritos. Pois executa essas mudanças com maestria. Nada é muito forçado. Por essas razões, considero esta uma obra sobre mudanças, me ensinando grandes lições para a vida (dificilmente encontrada nos animes de hoje).

E considerando a produção, não deixa nada a desejar. As cenas de ação são fluidas, os efeitos sonoros são bons, as vozes são bem escolhidas. E por mais que o estilo de arte cause estranheza inicialmente, existem quadros belos no meio do anime.

ENTÃO PARA DE JULGAR ESSE LINDO ANIME E ASSISTA. Você não vai se arrepender, e tenho certeza que gostará da obra. Até a próxima!

~Seiji です!
Comments